quinta-feira, janeiro 24, 2008

Design (1)

Estas férias estão me servindo pra tentar aprofundar nas questões teóricas do design. apesar de pensar e tentar desenvolver um texto (falta muito pra eu conseguir isso ainda), achei melhor colocar umas partes do livro chamado Design: do material ao digital, do Gui Bonsiepe. Agradeço à pessoa que pegou este livro e fez várias marcações interessantes. Ajudou a prestar atenção e reler algumas partes e até discordar com o autor.
O livro é de 1997 e pode estar desatualizado em algumas questões, mas vale muito a leitura. As partes em negrito são do livro mesmo, só a frase em vermelho eu quis exaltar. ^^


"Um designer gráfico que projeta diagramação de um livro não só faz, por meio do trabalho de interface, o texto visível e legível, mas também interpretável, utilizando distinções visuais: fontes, tamanhos, espaço negativo, espaço positivo, contraste, orientaçâo, cor, articulação em unidades semânticas. De acordo com a concepção tradicional, o designer gráfico é em primeiro lugar um visualizador. Este conceito precisa ser revisado, pois na sociedade de informação trata-se não só de visualizar, mas de organizar a informação. O designer gráfico se transforma em "information manager".
(...)
Em vez de traduzir transformar conceitos na dimensão do visível, o designer exercerá a função de um organizador autoral de informações."
(do capítulo Infodesign & Hipermídia)


"Se a linguagem torna a realidade visível, a tipografia por sua vez, torna visível a linguagem como texto. A tipografia faz parte intrínseca do ato de compreender os textos. Pode-se argumentar que a produção de textos é mais importante. Porém, não se trata de hierarquias, e sim da interação de dois domínios."
(do capítulo Multimídia & Design de CD-ROM)


"Alejandro Lazo Margain: Você concorda que os projetos dos designers devem refletir a identidade nacional de sua origem?
Gui Bonsiepe: Esta pergunta em relação à identidade foi reiteradamente formulada desde quando cheguei à América Latina. É quase uma obsessão. Porém eu pergunto: isto é um problema? Você acha que os designers japoneses se esforçam para criar um design "japonês" enquanto vendem seus automóveis, câmeras de vídeo e aparelhos de TV ao resto do mundo? Fazer design significa mais escutar o outro e menos fixar-se no próprio umbigo."
(do capítulo Design, Nomadismo, Política)

Nenhum comentário: